Pergaminho 

Olá Pessoal, essa seção é uma tentativa de ajudar você que quer escrever uma Fanfic.

Pegue seu pergaminho e sua pena e anote as instruções a seguir:

                Bem, antes de tudo devemos dizer que se você quer escrever uma fanfic você tem que saber o mínimo de português e, é claro, do livro também, né?

                Vamos começar pela escrita: uma coisa muito importante e que nós sempre vemos são as pontuações (os sinais como a vírgula e ponto final) e os acentos. É comum ver fics com muitas vírgulas e outras sem nenhuma e digamos que, para quem lê isso, é horrível, porque vai dificultar a forma como o leitor vai interpretar a historia. Quanto aos acentos, é só procurar usar palavras fáceis e lembrar-se das novas regras de português em que varias palavras perderam o acento. Dica: o google estará sempre ai para ajuda-lo com as dúvidas.  Dica²: Quando for escrever, repita as frases na sua mente ou em voz baixa, isso ajudará você a saber quando colocar ou não uma virgula. A vírgula sempre faz com que o leitor pare para respirar, por isso coloque a vírgula onde você parou para tomar fôlego.

                Ainda sobre a escrita, devemos comentar sobre as palavras escolhidas para compor sua fic, nada de usar palavras estranhas, desse jeito o leitor vai ter que ler sua historia com um dicionário do lado, procure sempre palavras, como já dissemos, fáceis e conhecidas. Ou, se quiser dar um tom mais antigo e usar palavras menos conhecidas, coloque seus respectivos significados.

            E também quanto à pontuação, não se deve coloca-la entre dois espaços, assim: “e então , ele foi…”. O correto é ter um espaço depois do ponto.

ERROS COMUNS:

MAS e MAIS:

Mas: é usado para explicar ou justificar algo. Ex.: meu tumblr não é famoso, mas eu o amo mesmo assim.

Mais: é usado para acrescentar algo. Ex.: pode me dar mais Feijõezinhos de Todos os Sabores?

BOM e BEM:

Bom: é quando uma pessoa é boa. Ex.: Dumbledore é um bom diretor.

Bem: é quando a pessoa está legal. Ex.: Fred e George estão bem-humorados.

MAL e MAU:

Mal: é o contrario de bem.  Ex.: Draco está de mal-humor.

Mau: é quando você quer socar alguém. Ex.: Voldemort é mau.

:

            Quando há algum tempo, não se deve escrever “atrás” pois se há, é passado.

            Mesmo que no plural, continua sendo “havia”, a palavra “haviam” não existe. (Ex.: havia dois rapazes andando pela encosta do rio)

            E uma coisa que vemos muito é “fui há padaria” ou “a vinte anos atrás”. Isso é um erro terrível. O correto é “fui à padaria” e “há vinte anos”.

CRASE:

            A crase (o acento agudo ao contrario) é usada para junção do artigo “a” a outro “a” ou “o”. Ocorre quando há duas letras iguais. Ex.: fui à padaria. (fui a a padaria); fui ao mercado (fui a o mercado).

            Outro erro comum: “e se sentaram na mesa” e “eu fui no banheiro”

            Nos diga uma coisa: quando você vai jantar, você senta na mesa ou na cadeira? E quando você vai fazer xixi, seu banheiro é móvel e vai com você?

            Pois bem, você se senta à mesa e vai ao banheiro.

ERROS DE CONCORDÂNCIA:

Obrigada e Obrigado:

            Um erro de concordância muito comum. Se a personagem é uma garota, ela deve agradecer: “Obrigada!” e se for um garoto, “Obrigado!”.

Os S’s:

            Nunca se esqueça do plural. Uma única palavra pode modificar uma frase inteira.

Gírias:

            Cuidado com o que fala. Gírias na fala de um personagem são aceitáveis, pois, a maioria dos personagens de Harry Potter, são adolescentes, e é claro que haverão gírias. Mas, durante a narração da história, são totalmente inadmissíveis.

            Imagina se escrevêssemos “ai tipo, o Harry foi lá naquela cabana e ai assim, a Hermione e o Rony também foi. E ai tipo, sei lá, eles viu o bangs decendo e ficaram com medo” seria horrível, não acha?

 

                Outro fato, repetir a mesma palavra. Fica chato ler a mesma coisa trezentas vezes, por isso, troque uma palavra que você já usou por outra que tenha o mesmo significado.

                Agora falando sobre a fanfic em si, conheça sobre o que você está escrevendo, conheça os personagens e lugares, de preferencia leia o livro ou assista o filme para ter algo como base. E, mais uma vez, Wikipédia e o Google existem para ajuda-lo! E não se esqueça do bom e velho dicionário.

                Fred diz: Eu sempre escuto musicas e isso me inspira muito, por exemplo, se eu estou escutando algo triste, vai sair uma fic triste, se eu estiver escutando algo romântico, a historia será romântica.

               George diz: tente se inspirar no seu dia-a-dia. Quando acontece algo engraçado, algo fofo, algo mais hot… Tente colocar isso em prática na hora de escrever. É muito divertido, acredite.

                Outra coisa, antes de publicar, escreva a fic no Microsoft Word, ele corrige os seus erros!

            E, por último, mas não menos importante, pratique a leitura! Mas não estamos dizendo leitura de outras fanfics (não que você não possa lê-las), mas, para aprender a escrever, livros são os recomendados.

- Por categoria

Livre: Nessa parte tem que ter cuidado com o que escreve, pois a censura é livre e isso quer dizer que crianças podem ler, por isso, cautela com o palavreado.

Romance: Esse tipo de fic exige mais sentimentos e isso quer dizer que você tem que ter uma boa inspiração porque não é fácil descrever emoções. E não se esqueça de como cada personagem é. As vezes, muito amor muda a personalidade do personagem. Pense no Draco como um cara que escreve mil cartas cheias de amor. Isso não é normal.

Aventura: Em nossa opinião, esse é um dos tipos de fic mais complicadas de fazer, você tem que planejar bem a história, se não você acaba se perdendo e no fim nem termina a fanfic.

Drama: Só temos uma coisa a dizer, aja lagrimas! O objetivo do drama é fazer a pessoa se emocionar e chorar, por isso, paciência com essa categoria. E bem, você tem que ser realmente muito sentimental pra fazer as pessoas chorarem, o que é um grande desafio.

Comedia/HumorTalvez seja a categoria mais fácil de fazer. É só ser o mais idiota possível (alguém ai lembra-se da “varinha de condão”? É um ótimo exemplo).

SongficParticularmente adoramos essa categoria, é muito divertido escrevê-la. Mas se lembre de escolher uma musica que tenha a ver com a historia (ou uma história que tenha a ver com a música).

Universo Alternativo: Nós nunca escrevemos algo assim e também nunca nos interessamos em ler, pois a graça das fics da Saga HP é o fato de que a maioria das personagens são bruxos.

Slash(+18): EH HEHE, adoramos slash, mas hoje em dia e raro encontrar uma fic desse estilo boa. O legal da slash é o ato sexual e muitas vezes as pessoas ridicularizam isso usam palavras inadequadas e situações ofensivas, isso acaba com toda a imagem de amizade e amor que a Jo tentou nos passar durante toda a saga.

Terror: Eu não me lembro de ler algo desse gênero, mas eu acho que como a comedia e o drama, o terror tem um objetivo, que é assustar as pessoas (~le óbvio~)

Suspense: Basicamente é a mesma coisa que o terror, mas cuidado, há uma breve diferença, pesquise no Google e descubra. EH HEHE.

Pós-Hogwarts: São histórias que se passam depois que os alunos se formaram na escola.

FemmeSlash: É a mesma coisa que slash, só que o ato sexual consiste em duas meninas.

Tragédia: Morte, dor e coisas do tipo, tudo o que faça uma pessoa sofrer tem que ter nessa categoria. Em outras palavras, drama.

Humor Negro: Às vezes os escritores conseguem fazer uma fic boa com esse tipo, mas geralmente, por ser humor negro, sempre tem piadas sobre homossexuais, negros e etc… Nunca paramos para ler.

Amizade: Essa é uma boa categoria para os iniciantes, não contem beijos nem nada do tipo, só amizade e afins.

Ação: Geralmente nessa categoria estão as fics sobre a guerra e as batalhas.

Poesia: Nunca fomos bons em poemas, por isso não daremos nossa opinião.

Por Shipper

Harry e Hermione, Harry e Ginny, Ron e Hermione, Draco e Hermione:  em nossa opinião são os mais fáceis de escrever - pois são shippers que já existem na história original ou que são muito escritas -, escolha um de sua preferencia e bote a sua criatividade no papel.

Draco e Harry, Harry e Ron: Fics em que dois homens ficam juntos são bem comuns também, mas é sempre mais difícil narrar um beijo entre pessoas do mesmo sexo. Digo o mesmo para Ginny e Hermione ou qualquer Femmeslash.

E nem temos o que falar sobre shipper como: Dumbledore e Dobby ou Harry e Nick-Quase-Sem-Cabeça. Poxa, tenha semancol!

Bom, por enquanto é isso, se nós nos lembrarmos de mais alguma coisa (e não estivermos com preguiça de postar) postaremos aqui. Esperamos ter ajudado e qualquer duvida vá na Ask e pergunte.

                Caso queria usar nossas dicas no seu tumblr, coloque os devidos créditos e nos avise na ask.


// · · Notes